Seja bem-vindo!
Fale conosco(11) 3402-0490

Fundamental II

FUNDAMENTAL II

6º ao 9º ano

Inteligência, criatividade, espírito de iniciativa e perseverança são fatores determinantes da realização pessoal e profissional. Estimulá-los desde a infância é preparar o estudante para enfrentar um mundo que se transforma em ritmo acelerado.

CRESCER EM SABEDORIA

Sistema Mackenzie de Ensino

A Coleção Crescer em Sabedoria tem como objetivo proporcionar ao aluno oportunidades de aprender fatos e conceitos, trabalhar habilidades motoras e de pensamento, bem como desenvolver valores cristãos e bíblicos.

  • Desenvolver as habilidades
  • Trabalhar a responsabilidade
  • Formar valores
  • Incentivar uma consciência crítica

PRINCÍPIOS E VALORES

Com ênfase na associação de conhecimento e prática

Com base no desenvolvimento das habilidades integrais do aluno, na responsabilidade, na formação de valores e de uma consciência critica, o Ensino Fundamental do Sistema Mackenzie de Ensino propõe-se despertar no aluno o compromisso de um modo de viver cristão, formando um indivíduo capaz de servir a Deus, ao próximo e à sociedade

Nos livros de Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol, a cosmovisão cristã se faz presente ao reafirmar a necessidade de ordem e coerência, o que pode ser percebido na relação temática entre os textos, exercícios, capítulos e Unidades. Ainda como aplicação desse princípio, o impacto da cosmovisão cristã se vê no estudo de textos autênticos e na análise de diferentes situações comunicativas a partir da referência e estudo da linguagem formal. Ele se vê ainda na escolha rigorosa dos textos utilizados para o exercício interpretativo do aluno.

A cosmovisão cristã parte do princípio de que Deus trouxe à existência a realidade, abstrata e concreta. Por essa razão, os livros de Matemática foram preparados com recorrentes aplicações às situações concretas do cotidiano, presentes desde a apresentação do conteúdo, por meio de quadros explicativos que facilitam o entendimento dos conceitos mais abstratos até exercícios que estimulam a interação dos alunos entre si e com o meio, em diversas circunstâncias do dia a dia.

Nos livros de História, a cosmovisão cristã leva em consideração a complexidade da dinâmica histórica, entendendo que apenas um único elemento – seja ele econômico, político, cultural ou social – não permite a explicação do curso da História humana. Numa perspectiva cristã, em última instância, a direção do movimento histórico dependerá da relação do homem com Deus e daquilo ou daquele em quem sua fé será depositada. Neste sentido, a busca dos compromissos últimos de fé e dos absolutos do homem de um determinado período se constitui em uma das tarefas mais importantes do historiador e se revela um estudo de como os absolutos de fé e manifestações culturais, políticas, econômicas e sociais se retroalimentam, formando períodos históricos.

Nos livros de Geografia, se, por um lado, a cosmovisão cristã concebe como legítima a ocupação do espaço geográfico, por outro, ela se mostra consciente de que ela deve ocorrer de uma forma responsável e refletida. Na perspectiva cristã, os problemas da relação entre o homem e o mundo passam pelas vias moral e espiritual e a solução delas passa pela transformação interior das pessoas, uma mudança de mentalidade com relação a Deus, ao próximo e à natureza. Essa busca de transformação se afina com a esperança de restauração da natureza defendida e esperada pela visão cristã de mundo.

Os livros de Ciências partem do pressuposto de que a cosmovisão cristã é parte do fundamento desta disciplina. Uma vez que o método científico pode ser expresso por quatro palavras-chave – observação, hipótese, experimentação e conclusão –, a primeira contribuição da cosmovisão cristã ao estudo científico é a compreensão de que as regularidades presentes na realidade interessam à observação científica precisamente por apontarem uma ordem, um propósito de cada estrutura, de cada forma de vida e dos elementos naturais na composição do mundo que nos cerca e da qual somos parte – tanto para entendê-lo, quanto para zelar por ele.

Em cada livro, permeado por uma visão inter e transdisciplinar, os alunos poderão perceber e estabelecer um diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento por meio de atividades sérias, porém leves e lúdicas. Enxergar o mundo, os conhecimentos e as relações entre os homens sob a óptica de Deus, o Criador, é o desafio e o grande privilégio de trabalhar com esta Coleção.

Quer conhecer melhor nosso Colégio?

Faça uma visita sem compromisso!
Agende pelo
(11) 3402-0490